Prima Press Assessoria em Comunicação

 
Um luxo chamado Fashion Mall

cenário


Em 2004, o São Conrado Fashion Mall, shopping focado em clientes da classe AAA, localizado em São Conrado, Zona Sul carioca, enfrentou uma situação institucional delicada, exposta em reportagem no jornal “O Globo”, sob o título “Crônica de uma Crise Anunciada”.

A reportagem afirmava que várias lojas importantes decidiram deixar o shopping e arriscava a previsão de um futuro pouco promissor para o empreendimento. Vale ressaltar que o shopping, apesar de estar localizado no bairro carioca com o valor de IPTU mais alto, fica a poucos metros da maior favela da América Latina, a Rocinha.

Os administradores contrataram a agência de publicidade Contemporânea com a missão de elaborar um plano de comunicação integrada, objetivando valorizar o posicionamento mercadológico do shopping e sedimentar sua imagem de único e exclusivo polo lançador de moda no Rio de Janeiro.

A Prima Press foi escolhida pela Contemporânea para prestar os serviços de assessoria de comunicação e relações com públicos estratégicos, participando tanto da elaboração como da implantação do plano.

desafio

Entre os desafios estavam elaborar uma estratégia com a imprensa para valorizar a marca do Fashion Mall; reforçar o posicionamento mercadológico; sedimentar a imagem de shopping único/exclusivo e manter sua notoriedade, sobretudo entre os lojistas. A Prima Press teria ainda que criar uma estratégia para divulgar e valorizar o cartão Fashion Prime na mídia.

Um dos maiores desafios da agência neste projeto era trabalhar para contribuir na recuperação da imagem notória do Fashion Mall perante a imprensa e, consequentemente, a opinião pública.

ações

A estratégia de comunicação e relações públicas englobou um trabalho de endomarketing com lojistas e funcionários.

Foram realizados vários eventos com o intuito de atrair novamente o público e a imprensa. A Prima Press também criou uma ação para valorizar o cartão Fashion Prime, que foi distribuído para jornalistas e formadores de opinião.

A agência desenvolveu um projeto de exposição e divulgação para a marca Fashion Mall incluindo ações como:
- Criação de oportunidade para exposição positiva na mídia.
- Aproximação com editores e diretores de redação.
- Aproximação com jornalistas dos segmentos de Moda, Economia e Comportamento.
- Relações Institucionais: consumidores, lojistas, entidades de classe, mídia.
- Implantação de Sistema de Comunicação de Crise.
- Constante gerenciamento e prevenção de crise de imagem.

No caso específico de ações relacionadas à prevenção de crise de imagem, foram desenvolvidas as seguintes ações:
- Fidelização dos jornalistas com o cartão Fashion Prime.
- Promoção de encontros dos executivos do Fashion Mall com jornalistas, editores, colunistas e sucursais dos principais veículos.
- Treinamento dos principais interlocutores da empresa para otimização no relacionamento com a imprensa.
- Aproximação do Fashion Mall com entidades de representação de classe.
- Inclusão do Fashion Mall nos Programas Fun Tours de jornalistas do Brasil e exterior.
- Planejamento e execução de calendário de atividades e eventos.

resultados


As ações estreitaram o relacionamento dos porta-vozes com a mídia que, de forma transparente, conseguiram evitar a publicação de matérias referentes à ameaça de fechamento ou ao reposicionamento do shopping.
 
 
 



Voltar




 
Leblon | Rio de Janeiro | RJ | Tel 21 2219.4380