Prima Press Assessoria em Comunicação

 
Instituição referência em saúde e bem-estar

cenário


Cliente da PRIMA PRESS desde maio de 2013, o Centro Universitário Celso Lisboa (UCL) é uma instituição de nível superior privada localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro. Com 44 anos de existência, a instituição já formou mais de 20.000 alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação. O campus localizado no Engenho Novo possui 14 mil metros quadrados, com 80 salas de aula divididas em cinco blocos, 18 laboratórios para aulas práticas, quatro laboratórios de informática, três auditórios, ginásio poliesportivo, academia de ginástica, biblioteca, além de uma clínica-escola.?Quando a PRIMA PRESS assumiu a comunicação existiam aproximadamente quatro mil alunos matriculados e distribuídos entre os cursos de graduação e pós-graduação, além de discentes em cursos de extensão. O UCL oferecia 14 cursos de graduação, 10 de pós-graduação e 20 de extensão. A meta da instituição era atingir cinco mil alunos em um ano e se tornar referência em saúde e bem-estar na Zona Norte da capital fluminense, atraindo estudantes com idade superior a 20 anos, das classes C e D que buscassem crescimento profissional com a conquista de um diploma universitário. O centro universitário era pouco conhecido pelos cariocas, inclusive pelos moradores dos bairros localizados no entorno do único campus da instituição.

desafio

O UCL tinha como objetivo se tornar instituição de ensino superior referência nos cursos de saúde e bem-estar na região Norte do Rio de Janeiro e aumentar, em dezoito meses, em 25% a base de alunos de graduação e dobrar o tamanho a base de alunos de pós-graduação. Para tal, contava com o esforço de comunicação da PRIMA PRESS no sentido de ampliar e qualificar o conhecimento da instituição perante alunos em potencial e o mercado em geral. Nosso desafio, portanto, era preparar docentes para atuar como fontes especializadas em suas respectivas áreas nos vários segmentos da mídia nacional, além de dar visibilidade e prestígio à instituição através da divulgação do case de sucesso na mídia voltada ao público formador de opinião.

ações

Após minucioso levantamento de informações e análise do cenário em que a instituição estava inserida, a PRIMA PRESS traçou os principais objetivos a serem trabalhados nos dezoito meses subsequentes ao início do contrato. Foram eles:

1) Tornar a instituição conhecida pelos cariocas e reforçar sua imagem principalmente pelas comunidades do entorno;

2) Fazer com que a instituição se tornasse referência em saúde e bem-estar na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O planejamento teve, então, como foco os seguintes públicos-alvo:

1) Alunos em potencial;

2) Docentes de outras instituições privadas;

3) Formadores de opinião.

Uma vez determinados os veículos de comunicação que abrangessem os públicos de interesse, foram, em seguida, traçados os principais temas a serem sugeridos para a imprensa. As pautas tinham como objetivo o fortalecimento da imagem institucional, incluindo a divulgação de todos os cursos oferecidos e diferenciais competitivos. As pautas foram subdvididas nas seguintes categorias:

1) Institucional - temáticas que abrangessem a missão, visão e valores da instituição, além dos excelentes resultados alcançados pela mesma. Tinham como meta inicial atingir os formadores de opinião e consequentemente os demais públicos;

2) Comercial - categoria na qual foram inseridas as pautas que tinham como objetivo divulgar os serviços oferecidos pela instituição tais como novos cursos de graduação e pós-graduação, projetos e cursos de extensão.

Após o cruzamento das informações - entre mídia, públicos-alvo e temas a serem trabalhados - iniciou-se a relação direta com os jornalistas e produtores. Foram elaboradas pautas e sugestões de entrevistas para os principais meios de comunicação do Brasil, com ênfase no Rio de Janeiro.


resultados


Nos primeiros dezoito meses, o Centro Universitário Celso Lisboa conquistou cerca de mil e quinhentos novos alunos, o que representa um aumento de 37% por cento da base de alunos de graduação e pós-graduação, ou seja, 12 pontos percentuais acima da meta planejada. Desta maneira, o objetivo principal foi superado. Para os formadores de opinião e alunos matriculados na instituição, a Celso Lisboa é referência em cursos das áreas de saúde e bem-estar. Comprova-se isto em matérias publicadas pela imprensa nacional e pesquisas institucionais internas.
Neste período, foram conquistadas publicações nos principais veículos de comunicação do Brasil, dando destaque para matéria do jornal O Globo, de 24 de novembro de 2013, na qual as herdeiras da instituição, Karina Lisboa e Ana Carolina Lisboa, apresentaram o crescimento do UCL desde que assumiram a gestão.

Em matéria do Valor Econômico, de 26 de janeiro de 2014, Karina Lisboa foi entrevistada e teve aspas e foto destacadas na capa do jornal. A matéria foi publicada no caderno B e abordou os diferenciais da instituição. Destacamos ainda matéria de página inteira da Folha Dirigida (RJ), com entrevista com a Karina Lisboa, além de participação da diretora de marketing e de sua irmã Ana Carolina Lisboa (atual reitora) no programa Sem Censura, da TVE, veiculado em 5 de março de 2014.

Além das matérias institucionais, obtivemos publicações importantes em pautas com temáticas comerciais, com o intuito de atrair novos alunos para a instituição e fidelizar os discentes da base. Destacamos as veiculadas no jornal O Dia sobre cursos de férias e no O Globo, abordando os novos cursos de especialização em saúde.
 
 
 



Voltar




 
Leblon | Rio de Janeiro | RJ | Tel 21 2219.4380