Prima Press Assessoria em Comunicação

 
Batimento de Quilha no EAS

cenário


Em setembro de 2009 foi realizado o primeiro Batimento de Quilha do Estaleiro Atlântico Sul (EAS). O evento, em Suape (PE), contou com a presença do então Presidente Luis Inácio Lula da Silva.

desafio

A presença e declarações do Presidente Lula garantiriam grande visibilidade de imprensa, mas era importante garantir também que o EAS não figurasse apenas como o local onde elas foram dadas, mesmo que o Batimento de Quilha, por ele mesmo, não gerasse toda essa visibilidade.



Para um resultado que valorizasse a importância do início da construção do primeiro navio do Promef I por um fornecedor que foi tratado como “estaleiro virtual”, valeria um trabalho de pautas exclusivas, com antecedência, em veículos de visibilidade.



A Prima Press formalizou os convites à imprensa para que esta participasse do evento no próprio local, tão logo o serviço foi solicitado pelo cliente. Apenas o repórter Francisco Goes, do Valor Econômico, viajou a tempo de entrevistar o presidente do estaleiro com a antecedência necessária para uma entrevista exclusiva. Os outros dois, de revistas especializadas, chegaram no dia do evento.


ações

Além dos jornalistas que viajaram para participar do evento in loco, a Prima Press encaminhou aviso de pauta para correspondentes estrangeiros e jornalistas brasileiros de todos os estados, das mídias impressa, eletrônica e online das editorias de negócio, economia e veículos especializados na área da indústria naval, petróleo e gás.



Mesmo com o prazo apertado para o desenvolvimento de tantas ações, a Prima Press conseguiu estreitar o relacionamento do Estaleiro Atlântico Sul com a jornalista Beatriz Castro, da TV Globo, e pautou a preservação de cavalos-marinhos para o programa Nordeste Viver e Preservar.



Logo em seguida ao evento, a Prima Press também pautou uma matéria sobre o mercado de trabalho do Pré-Sal para o jornal O Estado de São Paulo, na qual foi ouvido o presidente do estaleiro.


resultados


Durante o trabalho, a Prima Press divulgou o EAS em mídias diversas, abrangendo jornalistas nacionais, correspondentes estrangeiros e mídia estrangeira. A agência também acompanhou a visita dos jornalistas ao EAS:

- Valor Econômico – Francisco Góes

- Brasil Energia - Marcos Godoy

- Portos e Navios - Felipe Maciel



A visita de Francisco Góes a Pernambuco rendeu duas matérias no Valor, sendo uma em parceria com Carolina Mandl, correspondente do jornal no estado. Setorista da área de Petróleo e Indústria Naval, o jornalista conheceu as instalações do EAS e estabeleceu um primeiro contato com o então presidente do Estaleiro Atlântico Sul, Sr. Ângelo Belellis.



Já os jornalistas dos veículos Brasil Energia e Portos e Navios chegaram somente para a cobertura do evento e não tiveram oportunidade de conhecer melhor o estaleiro e ter um contato mais próximo com a direção. Ainda assim o Batimento de Quilha do estaleiro mereceu a capa da edição seguinte da revista Portos e Navios.



Na Revista Brasil Energia o evento obteve matéria de página inteira. A matéria também foi publicada na edição online deste veículo especializado. Na mesma revista foi publicada outra matéria sobre a indústria naval, na qual a EAS ocupou página dupla. No total, a pauta Primeiro Batimento de Quilha gerou 65 matérias e/ou notas publicadas para o Estaleiro Atlântico Sul.
 
 
 



Voltar




 
Leblon | Rio de Janeiro | RJ | Tel 21 2219.4380