Prima Press Assessoria em Comunicação

 
ViaEco – Consciência Ecológica e Cidadania

cenário


Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, no ano de 2008, o restaurante ViaSete, de Ricardo Stern, em parceria com o WWF-Brasil promoveria o ViaEco, evento que inauguraria o projeto homônimo em prol da qualidade de vida. A programação incluiria diversão, arte e dicas de como conservar a natureza. Todos os postes da Rua Garcia D Ávila, em Ipanema, seriam grafitados e pintados com temas ambientais pelo artista plástico Rudson Costa.


A intervenção artística deveria marcar o zelo pelo meio ambiente com uma atitude contemporânea. Quem levasse roupas e acessórios usados, como tênis ou bonés, aprenderia com o artista a dar uma nova cara às peças, aumentando o seu tempo de uso.


À tarde, uma mesa-redonda discutiria o tema “O que posso fazer pela conservação do meio ambiente, no Rio de Janeiro?”, incluindo kit “Pegada Ecológica”, do WWF-Brasil - um conjunto de materiais para ajudar os cidadãos a perceberem quanto de recursos naturais utilizam e dicas simples de mudanças de comportamento.


Entre outras atividades previstas, o ViaEco contaria com a participação de promotores da entidade à disposição das pessoas, explicando e auxiliando na utilização do kit.


desafio

Levar o maior número de pessoas para a rua e garantir a adesão do público da cidade ao evento, quando todos teriam a oportunidade de aderir aos projetos de conscientização social e ambiental.



Da mesma forma, deveríamos registrar a participação do restaurante ViaSete, o organizador do evento, como um estabelecimento que busca práticas sustentáveis.



Este evento não contou com nenhum tipo de publicidade, além dos espaços jornalísticos gratuitos.


ações

A Prima Press enviou notas para diversos veículos, com sugestões diferenciadas sobre ações que aconteceriam ao longo do evento. Entre estas:


- Gente Boa (O Globo) - O ator Marcos Palmeira assumiria o papel de agricultor consciente e participaria do ViaEco, no dia 21/8 às 16h, em debates para promover ações no sentido do consumo consciente.

- Ancelmo Góis (O Globo) – Conscientização da população quanto ao descarte do óleo de cozinha é a principal proposta do ViaSete, promovido em parceria com a ONG WWF. O restaurante ViaSette, seria palco de debates em torno de ações sustentáveis.


Foram convidados os seguintes colunistas e veículos, para os quais foram enviadas fotos após o evento:

- Bruno Astuto, Lu Lacerda, Portal IG, Portal R7, Hildegard Angel, Jornal do Commercio, Marcia Peltier e Pedro Landim (O Dia).

- Caderno Ela (O Globo) - nota sobre iniciativa do ViaSete em promover evento que reuniria gastronomia e meio ambiente.

- Veja Rio (Fábio Codeço) - matéria sobre empresários que promovem eventos sustentáveis.

- Isto É Dinheiro (Rosenildo Ferreira) - nota sobre o evento para a coluna
Empresas do Bem.

- TV Globo – Globo Ecologia, Bom Dia Brasil, Cidades & Soluções - informações do evento para cobertura

- Globonews – Conta Corrente – Sexta-feira casual

- Sugestão de cobertura para os onlines: Planeta Sustentável – Editora Abril (Mônica Nunes), Guia da Semana (Bruno Dias), Gastronomia & Negócios (Celso Câmara), Fator Brasil (Neusa Maria), Gastromania (Danielle Silveira) e Acontece Restaurante (Celso Câmara), entre outros.


resultados


Com a divulgação, centenas de pessoas aderiram à mobilização e participaram do evento com ações diversas. A imprensa compareceu massivamente, com representantes das mídias impressa, online e eletrônica (TVs).



Entre as dezenas de matérias publicadas em veículos como: O Globo, Caras, Jornal do Brasil, Packing Brasil, Site Plurale, site radar 55.com, merece destaque matéria publicada no O Globo na véspera do evento, com chamada na primeira página com 32 centímetros e total de 113 centímetros dentro do veículo.
 
 
 



Voltar




 
Leblon | Rio de Janeiro | RJ | Tel 21 2219.4380