Laudo genético auxilia no combate à obesidade infantil

notícias
 
Laudo genético auxilia no combate à obesidade infantil

De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem com problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta. Nos últimos anos, diversos estudos foram realizados para descobrir as verdadeiras causas da obesidade infantil. Os erros nos hábitos alimentares são os principais vilões, seguido da falta de atividade física e de fatores genéticos. Para a geneticista Lia Kubelka, diretora clínica do Biogenetika ? Centro de Medicina Individualizada, a obesidade está relacionada ao desenvolvimento de diversas alterações metabólicas que cada vez mais se manifestam na infância, como diabetes e hipertensão.
A geneticista ressalta a importância de conhecer o perfil genético da criança para o controle preciso da obesidade. ?A análise genética funciona como uma ferramenta para prevenção de alterações metabólicas. Através da dieta individualizada desde a infância, a obesidade e o sobrepeso, por exemplo, podem ser evitados?, explica Lia, ressaltando que algumas crianças com predisposição genética à obesidade podem ter uma resposta efetiva no controle de peso através do exercício físico. ?É o caso de indivíduos que apresentam uma variante do gene FTO. Com esse conhecimento desde cedo é possível delinear uma ação preventiva mais eficaz e individualizada.?
O laudo You Kids, desenvolvido pelo Biogenetika, é o primeiro perfil genético exclusivo para crianças. A partir da análise do DNA do paciente, detecta a dieta adequada e o tipo de exercício físico ideais. O exame feito a partir da coleta de saliva pode ser realizado por nutricionistas e médicos parceiros do centro de medicina individualizada em todos os estados brasileiros.


Fonte: Prima Press
 
 



Voltar




 
Leblon | Rio de Janeiro | RJ | Tel 21 2219.4380